Notícias



Usina São João esclarece vereadores sobre queimadas



Publicado por: Imprensa


Empresa assumiu o compromisso de eliminar gradativamente a queima da palha na colheita de cana em áreas mecanizáveis
 
Pouco antes do início da sessão ordinária desta segunda-feira (18), os vereadores da Câmara de Araras receberam o advogado Rogério Castro, representante do Grupo Usina São João, instalada na cidade. A reunião serviu para esclarecer os legisladores sobre a eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcar.
Castro esclareceu que no entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo os municípios não podem tratar de questões ambientais quando já existem normas federais e lei estadual tratando do mesmo tema. Em São Paulo existe a Lei 11.241/2002 que disciplina a queima da palha da cana-de-açúcar.
Desta forma, segundo o advogado, o STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu a Lei Municipal de Limeira que proibia a colheita da cana com o emprego do fogo naquele município. “Como a Usina também possui terras naquela cidade, precisamos fazer um esclarecimento sobre nossa conduta, e isso inclui outras cidades onde atuamos”, explicou Castro.
Ele ressaltou que, em 2007, os produtores de cana de São Paulo firmaram um Protocolo Agroambiental com o estado para antecipar os prazos para eliminar a queima. Segundo a Única (União da Indústria da Cana) São Paulo é responsável por 60% da produção nacional de cana. Ainda segundo os produtores paulistas, um ano após a assinatura do protocolo, 150, das 172 indústrias paulistas, já aderiram aos termos do documento. Com isso, assumem o compromisso de eliminar, até 2014, a queima da palha na colheita de cana em áreas mecanizáveis e, até 2017, em áreas não mecanizáveis.
Castro entregou para cada vereador um relatório contendo as leis estaduais, notícias e o protocolo ambiental assinado pelo Grupo Usina São João, também com o compromisso de eliminar a queima da palha antecipadamente.
O vereador Nelson Dimas Brambilla (PT), presidente da Câmara de Araras, agradeceu a preocupação de Castro e do grupo que ele representa. “Esta Casa deve discutir as questões ambientais. Em breve, teremos uma conferência para falar sobre estes temas que colocam em questão o futuro da nossa comunidade. E queima da plaha da cana-de-açúcar, e outros problemas rurais, não serão esquecidos”, completou.
 
Controvérsias
            Araras não tem lei municipal sobre o assunto. E mesmo as existentes, em outros municípios, são motivo de polêmica. O desembargador Palma Bisson afirmou que os municípios não têm competência para legislar sobre a queima da palha da cana. Segundo ele, a norma municipal que tratar sobre a matéria estará colidindo frontalmente com lei e decreto estaduais. Bisson ressaltou que leis municipais só podem existir para complementar a legislação estadual, que seja genérica.
O desembargador Ivan Sartori defendeu que a generalidade é tema tratado pelas normas estaduais e que, portanto, a lei municipal que trata da queima da palha da cana é constitucional.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!