Notícias



Vereador convida para debate sobre uso racional de água



Publicado por: Imprensa


O vereador Carlos Jacovetti (PSDC), também secretário da Câmara Municipal de Araras, protocolou um projeto de lei que demonstra uma preocupação com o uso racional e reaproveitamento das águas de chuvas e águas servidas. A medida foi lida na última sessão ordinária (18) e passa a tramitar na Casa.
Agora, o vereador quer debater com a sociedade essa ideia. Para isso, ele marcou para esta quarta-feira (20), uma reunião onde deverá apresentar seus propósitos com o Projeto de Lei.
“Convidei os colegas vereadores e os secretários municipais. Mas entendo que essa preocupação deve ser abraçada por toda a população”, apresenta Jacovetti.
O encontro acontece no plenário da Câmara, às 19h30. O vereador espera a presença de estudantes e de outras pessoas da sociedade preocupadas com o meio ambiente.
            Jacovetti explica que o objetivo de sua medida é aliviar o sistema público de coleta, tratamento e abastecimento de água potável, além do sistema público de drenagem, composto por galerias, bueiros, ralos, canais de rios, minimizando o efeito das freqüentes enchentes que começam a assolar a cidade. “Com isso, será possível diminuir a captação na natureza das águas de rios, córregos, lagos e represas, melhorando assim a capacidade de redução natural da poluição dos cursos de água tão prejudicados pela atividade humana, e promover a economia de água”, completa.
De acordo com o vereador, em São Paulo, é crescente o número de empresas que estão atentas para as possibilidades do reuso. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) prepara em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) um manual de reuso para as indústrias, dividido por setores produtivos, a começar do químico, petroquímico, siderurgia, celulose e papel e alimentício. "Historicamente, a indústria nunca se preocupou com a gestão da água, considerada um recurso natural barato. A mentalidade está mudando, pois hoje o uso da água está sujeito à outorga e cobrança pela captação e tratamento", opina.
            Ele lembra também que em uma residência padrão, a água de chuva pode substituir a água tratada (e potável) da rede pública em diversas aplicações, tais como vasos sanitários, máquinas de lavar, irrigação de jardins, lavagens de carro, limpeza de pisos e piscinas, representando em média 50% do consumo físico.
            “A chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente a partir da Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente que ocorreu em Dublin, em 1992, quando foi definido que a água doce é um recurso finito e vulnerável, e a vida e os ecossistemas terrestres estão ameaçados, a não ser que os recursos hídricos sejam gerenciados de forma mais efetiva no presente e no futuro”, declara Jacovetti.
            Além deste projeto, o vereador ainda deve abordar uma outra propositura, em formulação, que fala do uso do aquecedor solar.
“O povo de Araras tem cobrado uma atitude da classe política local para que o valor cobrado pelo consumo da água seja amenizado. Estamos oferecendo uma alternativa para a diminuição do consumo de água em até 50%, fato que naturalmente trará uma economia considerável ao bolso dos contribuintes e ainda cuidando para a preservação desse recurso natural”, conclui.
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!