Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vereador convida para debate sobre uso racional de água


O vereador Carlos Jacovetti (PSDC), também secretário da Câmara Municipal de Araras, protocolou um projeto de lei que demonstra uma preocupação com o uso racional e reaproveitamento das águas de chuvas e águas servidas. A medida foi lida na última sessão ordinária (18) e passa a tramitar na Casa.
Agora, o vereador quer debater com a sociedade essa ideia. Para isso, ele marcou para esta quarta-feira (20), uma reunião onde deverá apresentar seus propósitos com o Projeto de Lei.
“Convidei os colegas vereadores e os secretários municipais. Mas entendo que essa preocupação deve ser abraçada por toda a população”, apresenta Jacovetti.
O encontro acontece no plenário da Câmara, às 19h30. O vereador espera a presença de estudantes e de outras pessoas da sociedade preocupadas com o meio ambiente.
            Jacovetti explica que o objetivo de sua medida é aliviar o sistema público de coleta, tratamento e abastecimento de água potável, além do sistema público de drenagem, composto por galerias, bueiros, ralos, canais de rios, minimizando o efeito das freqüentes enchentes que começam a assolar a cidade. “Com isso, será possível diminuir a captação na natureza das águas de rios, córregos, lagos e represas, melhorando assim a capacidade de redução natural da poluição dos cursos de água tão prejudicados pela atividade humana, e promover a economia de água”, completa.
De acordo com o vereador, em São Paulo, é crescente o número de empresas que estão atentas para as possibilidades do reuso. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) prepara em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) um manual de reuso para as indústrias, dividido por setores produtivos, a começar do químico, petroquímico, siderurgia, celulose e papel e alimentício. "Historicamente, a indústria nunca se preocupou com a gestão da água, considerada um recurso natural barato. A mentalidade está mudando, pois hoje o uso da água está sujeito à outorga e cobrança pela captação e tratamento", opina.
            Ele lembra também que em uma residência padrão, a água de chuva pode substituir a água tratada (e potável) da rede pública em diversas aplicações, tais como vasos sanitários, máquinas de lavar, irrigação de jardins, lavagens de carro, limpeza de pisos e piscinas, representando em média 50% do consumo físico.
            “A chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente a partir da Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente que ocorreu em Dublin, em 1992, quando foi definido que a água doce é um recurso finito e vulnerável, e a vida e os ecossistemas terrestres estão ameaçados, a não ser que os recursos hídricos sejam gerenciados de forma mais efetiva no presente e no futuro”, declara Jacovetti.
            Além deste projeto, o vereador ainda deve abordar uma outra propositura, em formulação, que fala do uso do aquecedor solar.
“O povo de Araras tem cobrado uma atitude da classe política local para que o valor cobrado pelo consumo da água seja amenizado. Estamos oferecendo uma alternativa para a diminuição do consumo de água em até 50%, fato que naturalmente trará uma economia considerável ao bolso dos contribuintes e ainda cuidando para a preservação desse recurso natural”, conclui.
 


Publicado em: 19 de maio de 2009

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores que compõem o biênio 2025-2026 do Parlamento Metropolitano de Piracicaba realizam a 1ª Reunião Ordinária de 2025 no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de...

Leia Mais

Na noite de terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Araras realizou a entrega da medalha “Bombeiro do Ano Soldado PM Reinaldo Lima dos Santos”, em sessão solene que ocorreu no Plenário “Vereador Br...

Leia Mais

Foi aprovado durante a 22ª Ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 99/2025, que dispõe da criação do Dia Municipal da Manobra de Heimlich no município de Araras....

Leia Mais

Na 22ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (30), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 82/2025, que reconhece como patrimônio cultural imaterial e atrativo turístico do município...

Leia Mais

A Câmara Municipal aprovou na 22ª Sessão Ordinária de 2025, que ocorreu no dia 30 (segunda-feira), o Projeto de Lei nº 77/2025. A Orquestra de Violeiros de Araras passa a ser reconhecida como patri...

Leia Mais

Os vereadores aprovaram a criação do protocolo “Não é Não” para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher. A votação ocorreu nesta segunda-feira (30), na Câmara, por meio do Projet...

Leia Mais