O Vereador Francisco Nucci Neto (PR), a convite do deputado estadual, Ricardo Madalena (PR), participou na manhã desta terça-feira (08), na sede do Legislativo Paulista, em São Paulo, da abertura do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura no estado de São Paulo.
O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a presença do vice-governador Márcio França, do secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá e o senador ítalo-brasileiro, Fausto Longo.
O encontro serviu para conhecer a legislação referente às políticas públicas do setor e fortalecer a atividade que envolve o cultivo de videiras específicas para a produção e fabricação do vinho, além de promover ações e debates sobre o tema.
De acordo com as estatísticas, a população paulista consome 90% dos vinhos que são produzidos no Brasil e 70% de vinhos importados. De olho nesse mercado e com o objetivo de fomentar o setor que cultiva as vinhas e produz os vinhos, a Assembleia Legislativa promoveu um debate para apoiar a vitivinicultura no país.
Segundo o deputado Roberto Morais (PPS), que coordenou os trabalhos, são 70 municípios no estado que plantam uvas para produzir suco e vinho. "Precisamos ampliar a rede produtiva e gerar mais emprego e renda no estado de São Paulo, pois há um potencial muito grande”, disse.
O vice-governador do estado de São Paulo, Márcio França, reforçou a necessidade de popularizar a bebida para que a atividade se torne uma alternativa econômica no Brasil, como ocorre na Europa. "Precisamos ter vinhos de qualidade com preços convidativos, como ocorre em outros países", afirmou.
O senador da Itália, Fausto Longo, falou sobre um protocolo firmado com o seu país para promover o desenvolvimento da vitivinicultura em São Paulo. "Os italianos com certeza colaborarão com os paulistas. Além de nova alternativa econômica e geração de empregos, o desenvolvimento da vitivinicultura possibilitará que as famílias permaneçam no campo”, garante.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), lembrou que o estado de São Paulo criou o primeiro curso técnico de Viticultura e Tecnologia, na Etec (Escola Técnica) de Jundiaí. "Além de ser um produtor de vinhos de qualidade, o estado de São Paulo inova e qualifica constantemente com a formação de profissionais para ajudar neste processo de expansão da produção do suco de uva e do vinho", declara.
De acordo com o vereador Francisco Nucci Neto, a cidade de Araras também pode explorar esse setor de vitivinícola e se tornar um grande potencial econômico e social, gerando emprego e renda no setor. “Araras é uma cidade com enorme potencial, por isso, acredito que é possível trazermos novas técnicas de pesquisa, tecnologia e estudo para o desenvolvermos o cultivo das videiras específicas para a produção e fabricação de vinhos, além de estudos para controlar doenças do campo, pragas e ainda investir na produção de uvas”, declara.
Para o parlamentar, o momento é de unir os produtores, empresários, poder legislativo e executivo e fomentar a produção de uva e vinho na cidade. “Araras possui uma extensa área rural extremamente fértil e cultivável. Este setor do agronegócio está em expansão, por isso, podemos fortalecer a produção artesanal, agregar valor ao produto, gerar renda e impulsionar o enoturismo na cidade”, finaliza.
Solo propício ao plantio de uva
De acordo com a Embrapa, quase que na totalidade do território paulista é propício ao plantio de uva. A cadeia produtiva da fruta é extremamente ampla, não correspondendo apenas à produção de vinho. No exterior, por exemplo, a uva é utilizada para a produção de pigmentos, corantes e essências para sorvetes, bolos e gomas de mascar, além de produção de cosméticos.
Além do vinho, mais de 20 bebidas têm origem da fruta, como a grappa, conhaque e o pisco. De cada 10 sucos consumidos no mundo, seis são de uva. A estimativa de produção de uvas no Brasil para este ano é de 1,3 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso a produção chegue nesta totalidade, cerca de 390 mil toneladas de subprodutos serão fabricadas esse ano no Brasil.
Com informações do Gabinete do vereador Francisco Nucci Neto (PR)
Publicado em: 09 de agosto de 2017
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal esteve no Colégio Canossianas, de Araras, na tarde do dia 22 (sexta-feira). A visita faz parte do projeto “Câmara Cidadã”, promovida pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francis...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Na noite do dia 19 de novembro (terça-feira) foi realizado ato solene em celebração ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional a partir do ano de 2024 e no estado de São Paulo desde 2023, no anf...
A Comissão Especial de Inquérito criada para avaliar denúncias feitas por munícipes sobre a situação da Casa Rosa no município de Araras encerrou suas atividades e entregou seu relatório final para...
Na 11ª Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal rejeitaram o Projeto de Lei Complementar nº19/2024, de autoria do Executivo, que tinha como objetivo...
Na tarde desta terça-feira (19), a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), entregou a imagem da Nossa Senhora do Patrocínio que fica no plenário “...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.