O Vereador Francisco Nucci Neto (PR), a convite do deputado estadual, Ricardo Madalena (PR), participou na manhã desta terça-feira (08), na sede do Legislativo Paulista, em São Paulo, da abertura do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura no estado de São Paulo.
O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a presença do vice-governador Márcio França, do secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá e o senador ítalo-brasileiro, Fausto Longo.
O encontro serviu para conhecer a legislação referente às políticas públicas do setor e fortalecer a atividade que envolve o cultivo de videiras específicas para a produção e fabricação do vinho, além de promover ações e debates sobre o tema.
De acordo com as estatísticas, a população paulista consome 90% dos vinhos que são produzidos no Brasil e 70% de vinhos importados. De olho nesse mercado e com o objetivo de fomentar o setor que cultiva as vinhas e produz os vinhos, a Assembleia Legislativa promoveu um debate para apoiar a vitivinicultura no país.
Segundo o deputado Roberto Morais (PPS), que coordenou os trabalhos, são 70 municípios no estado que plantam uvas para produzir suco e vinho. "Precisamos ampliar a rede produtiva e gerar mais emprego e renda no estado de São Paulo, pois há um potencial muito grande”, disse.
O vice-governador do estado de São Paulo, Márcio França, reforçou a necessidade de popularizar a bebida para que a atividade se torne uma alternativa econômica no Brasil, como ocorre na Europa. "Precisamos ter vinhos de qualidade com preços convidativos, como ocorre em outros países", afirmou.
O senador da Itália, Fausto Longo, falou sobre um protocolo firmado com o seu país para promover o desenvolvimento da vitivinicultura em São Paulo. "Os italianos com certeza colaborarão com os paulistas. Além de nova alternativa econômica e geração de empregos, o desenvolvimento da vitivinicultura possibilitará que as famílias permaneçam no campo”, garante.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), lembrou que o estado de São Paulo criou o primeiro curso técnico de Viticultura e Tecnologia, na Etec (Escola Técnica) de Jundiaí. "Além de ser um produtor de vinhos de qualidade, o estado de São Paulo inova e qualifica constantemente com a formação de profissionais para ajudar neste processo de expansão da produção do suco de uva e do vinho", declara.
De acordo com o vereador Francisco Nucci Neto, a cidade de Araras também pode explorar esse setor de vitivinícola e se tornar um grande potencial econômico e social, gerando emprego e renda no setor. “Araras é uma cidade com enorme potencial, por isso, acredito que é possível trazermos novas técnicas de pesquisa, tecnologia e estudo para o desenvolvermos o cultivo das videiras específicas para a produção e fabricação de vinhos, além de estudos para controlar doenças do campo, pragas e ainda investir na produção de uvas”, declara.
Para o parlamentar, o momento é de unir os produtores, empresários, poder legislativo e executivo e fomentar a produção de uva e vinho na cidade. “Araras possui uma extensa área rural extremamente fértil e cultivável. Este setor do agronegócio está em expansão, por isso, podemos fortalecer a produção artesanal, agregar valor ao produto, gerar renda e impulsionar o enoturismo na cidade”, finaliza.
Solo propício ao plantio de uva
De acordo com a Embrapa, quase que na totalidade do território paulista é propício ao plantio de uva. A cadeia produtiva da fruta é extremamente ampla, não correspondendo apenas à produção de vinho. No exterior, por exemplo, a uva é utilizada para a produção de pigmentos, corantes e essências para sorvetes, bolos e gomas de mascar, além de produção de cosméticos.
Além do vinho, mais de 20 bebidas têm origem da fruta, como a grappa, conhaque e o pisco. De cada 10 sucos consumidos no mundo, seis são de uva. A estimativa de produção de uvas no Brasil para este ano é de 1,3 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso a produção chegue nesta totalidade, cerca de 390 mil toneladas de subprodutos serão fabricadas esse ano no Brasil.
Com informações do Gabinete do vereador Francisco Nucci Neto (PR)
Publicado em: 09 de agosto de 2017
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a 36ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (6), o Projeto de Lei nº 134/2025. Fica instituída, no do município de Araras, a campa...
Na 36ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (6), a Câmara Municipal aprovou a criação do Dia de Combate à Cristofobia, que fica instituído no Calendário Oficial do Município de Araras. O dia...
A Câmara Municipal aprovou, na 36ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 150/2025, de autoria do Poder Executivo. Recebe o nome de “Doutor Sebastião Jair Mourão” o Centro de Atenção Psicossocial Ál...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam, na Tribuna Livre da 36ª Sessão Ordinária, a oradora Adriana Ramalho da Fonseca. Ela falou sobre acesso à informação para jovens que cumprem me...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.