Pela primeira vez, integrantes de escola de Araras representam o município no projeto da Câmara dos Deputados.
Vereadoras mirins de Araras estiveram na última semana em Brasília/DF, participando da 11ª edição da Câmara Mirim. O programa de educação para a democracia é desenvolvido pelo “Plenarinho”, portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, e simula os passos para apresentação, discussão e aprovação de um projeto de lei.
Brenna Oliveira Abreu, Julia Aparecida Ribeiro, Lívia Siqueira Caetano e Maria Eduarda Fornaro foram escolhidas vereadoras no mês de junho deste ano, quando aconteceu a Sessão Ordinária da 3ª Legislatura da Câmara Mirim de Araras. Elas são alunas da Emef "Professor Júlio Ridolfo", onde cursam o 9º ano, e apresentaram propostas de projetos de leis de cunho social que concorreram com outras de câmaras similares de todo o Brasil.
O primeiro projeto, de autoria da deputada mirim Giovanna Karla Moreira, da Escola Estadual “Emília Cerdeira”, de Belo Horizonte/MG, determina que todas as escolas públicas construam armários para que os estudantes possam guardar seus livros, evitando assim problemas na coluna em função do peso das mochilas. O projeto prevê ainda a confecção de armários com material reciclado.
A segunda proposta é da aluna Larissa Pinho Maciel, estudante do Colégio Estadual “Criança Esperança”, de Palmas/TO e, visa estabelecer o ensino da língua inglesa como obrigatório nas escolas públicas, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.
Já o terceiro projeto foi elaborado por Julyane Camili Vila Nova Valério, que estuda na EEEFM “Carlos Drummond de Andrade”, de Presidente Médici/RO. O texto defende que os professores de educação física devam ser capacitados para oferecer atividades adaptadas a alunos cadeirantes.
Na quinta-feira (20) as vereadoras de Araras, com o título de deputadas mirins, participaram de reunião da comissão especial para discutir a primeira proposta.
Na sexta-feira (21) o grupo esteve presente na Sessão Mirim, realizada no Plenário da Câmara Federal. Na abertura, o deputado federal Izalci Lucas Ferreira (PSDB/DF) leu uma carta de boas vindas em nome do deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ), presidente da Câmara, e passou o comando dos trabalhos para a deputada mirim Eduarda Franco Carvalho, aluna do “Colégio Marista” de Goiânia/GO.
A vereadora mirim Maria Eduarda foi uma das inscritas para falar durante a Sessão, defendendo a aprovação do projeto sobre atividades físicas para cadeirantes. “Acreditamos que isso pode ser sim realizado, segundo uma pesquisa feita em Araras por uma professora de educação física inclusiva. Ela diz que o projeto não atrapalha em nada nenhum dos alunos que não têm deficiência. Pelo contrário, ajuda muito na sociabilização e no respeito mútuo, para que torne o ambiente escolar mais apropriado”.
Cerca de 330 estudantes de diferentes regiões brasileiras participaram da Sessão, debatendo as propostas e simulando uma sessão ordinária, com votação. Todas foram aprovadas pelo plenário. Elas poderão ser transformadas em projetos de leis oficiais para serem apreciados pelos deputados federais.
As representantes de Araras viajaram para a capital federal acompanhadas por familiares, pela diretora Legislativa da Câmara, Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva, e pelo diretor de Comunicação, Vinícios Felizatti Franzoni. Lá, além do Congresso Nacional, ainda puderam conhecer outros prédios que fazem parte do conjunto arquitetônico da esplanada dos ministérios.
Esta foi a primeira vez que o município de Araras esteve representado na Câmara Mirim em Brasília.
Publicado em: 24 de outubro de 2016
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.