Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vereadores da Comissão de Empregos visitam incubadora de empresas


Os vereadores Carlos José da Silva Nascimento (PT), Marcelo de Oliveira (PRB) e Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) visitaram na tarde de quinta-feira (26) a Incubadora de Empresas de Araras - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Francisco Carlos Cosmo". Eles foram recebidos pelo gerente administrativo da incubadora, Aílton Aparecido da Silva, pelo secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias e pelo diretor da agência de desenvolvimento Rafael Zaniboni.

A visita teve como objetivo conhecer a estrutura da incubadora, onde estão instaladas 12 empresas de diferentes ramos.  Os parlamentares fazem parte da Comissão Temporária de Assunto Relevante que trata sobre a geração de empregos no munícipio. A comissão visa acompanhar e fiscalizar todos os procedimentos administrativos e projetos para a geração de emprego no município, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda.

As empresas visitadas pelos vereadores foram: Camila Costa Sala – ME (sementes de hortaliças), Alta Impressão (fabricação de uniformes, camisetas), Alumínio Forte (fabricação de utensílios domésticos), Roney Plast (fabricação de artefatos de material plásticos), NTC Indústria e Comércio (máquinas e equipamentos industriais), JBW Pinturas Eletrostáticas, Gráfica Stillo e Jungle Fit (fabricação de roupas fitness).

O vereador Marcelo de Oliveira, presidente da comissão, explicou que os parlamentares querem se aprofundar no assunto para ajudar na elaboração de alternativas para a criação de mais empregos. “A falta de emprego é um problema nacional, não acontece somente em nosso município. Mas estamos fazendo a nossa parte e buscando informações sobre o que a administração vem fazendo com relação ao tema”, falou.

Para o vereador Zé Bedé é de extrema importância o trabalho da comissão. “Estamos buscando informações e saber o que os microempreendedores precisam para incentivar cada vez mais a geração de emprego. Com essas informações vamos definir ações a curto, médio e longo prazo”, completou.

O vereador Professor Dê ressaltou que a visita foi positiva, pois possibilitou conhecer a realidade dos microempreendedores ararenses. “Nós conhecemos importantes empresas que realizam atividades diferenciadas e geram muitos empregos. A partir de agora vamos ajudar a buscar melhorias para a incubadora e assim ampliar o mercado de trabalho ”, disse. 

Os membros da comissão  temporária foram nomeados pelo Ato do Presidente nº 7, de 27 de maio de 2014. Foram designados para comporem a comissão os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias (PHS), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). 

 

Incubadora de empresas 

A Incubadora de Empresas de Araras - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Francisco Carlos Cosmo" auxilia microempreendedores e pequenas empresas no início das atividades, possibilitando infraestrutura e assessoria especializada para o fortalecimento do negócio.

É um empreendimento de assistência temporária a empresas nascentes, criado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pois a sobrevivência das micros e pequenas empresas dependem principalmente do apoio que receberam na sua fase inicial.

Atualmente, o local gera 120 empregos diretos, divididos nas 12 empresas instaladas no imóvel, que fica na Rua José Marangoni, 120, na Vila Pastorello.

A Incubadora, que completou 10 anos de atividades em Araras, vem registrando aumento considerável no número de interessados em participar do projeto.

Nos primeiros quatro meses deste ano, o volume aumentou 30% em comparação ao mesmo período de 2013. Em média, a Incubadora recebe seis novos planos de negócios elaborados por empresas por mês – hoje em dia, o banco de dados conta com mais de 50, que estão sendo analisados.

Para participar do projeto, são avaliados critérios como mercado, público-alvo, custos, entre outras características dos interessados. Cada empresa pode permanecer na Incubadora por até três anos e, depois deste período, o lugar é cedido a outra empresa que também se enquadra nas exigências do programa.

Além de orientações do Sebrae, a Incubadora oferece ainda todas as ferramentas possíveis para que as empresas se desenvolvam, como boxes individuais para instalação, pontos de energia elétrica e de água, acesso à internet, entre outros. Cada boxe de serviço tem também o seu sistema de monitoramento por câmeras, visando garantir mais segurança aos incubados.

No espaço, há também uma área compartilhada, com salas de recepção, reuniões e treinamento, além de copa, estacionamento e sanitários.

A Incubadora de Empresas ainda possibilita que os incubados participem de workshops, feiras de negócios e eventos empresariais, visando integrar ainda mais esses jovens empresários ao "mundo dos negócios". Essas ações são subsidiadas integral ou parcialmente pelo projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-6164 e pelo site www.incubadora-araras.com.br.

 

 

Diretoria de Comunicação /CMA

Com informações Secom/PMA 


Publicado em: 27 de junho de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais