Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vereadores querem reunião com direção da Santa Casa


Os vereadores que integram a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia deverão se reunir com a direção da Santa Casa de Araras para tratarem do impasse existente entre a Prefeitura e os médicos que cumprem o plantão à distância no pronto-socorro da instituição. A decisão foi tomada na tarde de quinta-feira, quando se reuniram os vereadores Erinson Mercatelli (PMDB) e Breno Cortella (PT).
O primeiro passo é um agendamento de uma conversa com o médico Humberto Rodrigues, diretor clínico da Santa Casa, ainda para esta sexta-feira (9 de março) para a obtenção de mais informações sobre os plantões, objetivando primeiramente estender o prazo de negociação entre as partes e complementar a coleta de dados que está sendo feita pela comissão na busca de um entendimento.
Na seqüência, certamente na próxima semana, a reunião será com a administradora da Santa Casa, Eliana Aparecida Fogaça, também para colher mais informações.
O problema dos plantões à distância chegou à Câmara de Araras na sessão da última segunda-feira, quando o médico infectologista Luiz Carlos Massaro fez uso da Tribuna Livre e apresentou um manifesto pedindo a intervenção dos vereadores junto ao Poder Executivo Municipal para que seja aumentado o repasse de verbas a fim de custear os plantões à distância dos médicos que prestam o serviço no pronto-socorro da Santa Casa.
            O salário dos plantonistas foi estabelecido em junho do ano passado pelo Conselho Regional de Medicina. De acordo com a publicação no Diário Oficial quem cumpre a escola à distância deve ser remunerado com, pelo menos, um terço do valor pago ao médico que faz o plantão presencial na Santa Casa. No entanto, em Araras, a remuneração é a mesma desde 2003, quando o valor foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Agora, para cumprir a determinação do CRM séria necessário que a Prefeitura destinasse cerca de 143 mil mensais apenas para cobrir os custos dos plantonistas. O valor é quase o total (R$ 150 mil) que a administração repassa por mês para cobrir gastos do pronto-socorro.
De acordo com Massaro, na atual situação, os médicos plantonistas à distância de Araras, para oferecerem o serviço e ficarem disponíveis 24 horas por dia, se tivessem um regime de trabalhador normal, estariam recebendo menos que o salário mínimo.
 
Comissão
            A reunião também serviu para deliberar o vereador Erinson Mercatelli como presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia. O médico Caio Assumpção seria o provável vereador a exercer a função. No entanto ele renunciou ao cargo de vereador na segunda Sessão Ordinária deste ano.
O vereador Breno Cortella exercerá a função de relator. A comissão tem ainda como membro o vereador Manoel Silva de Oliveira (PPS).


Publicado em: 09 de março de 2007

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Durante a 40ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (3), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela, os vereadores da Câmara Municipal receberam o orador Geraldo Aparecido Tofolo, a co...

Leia Mais

O orador Fábio Rafael Ramos esteve na Tribuna Livre durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (3). Os temas de sua fala foram repasses financeiros para a saúde e IFA (Incentivo...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 40ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução nº 31/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que denomina de Orlando Franzini a Ala da Mesa Diretora da Câmara Municipal d...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 40ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 170/2025, de autoria do vereador Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), suplente de s...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, na 40ª Sessão Ordinária, projeto de lei de iniciativa da Câmara Jovem enviado para votação em plenário. Trata-se do Projeto de Lei nº 154/202...

Leia Mais

Na 40ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 173/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia Municipal do Assistente Social. A data de...

Leia Mais