Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vicentinos são homenageados pelo vereador Maretto


O trabalho feito em Araras pelos Vicentinos foi lembrado na sessão desta segunda-feira pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara Municipal. O presidente local da entidade (Sociedade de São Vicente de Paulo), Airton Zambom, foi chamado a receber uma moção de congratulações pelos serviços voluntários prestados, pela caridade e atenção aos hospitais, casa de idosos, creches e lares da cidade.
“Como vereador e presidente desta casa de leis, é sempre uma satisfação realizar sessões que reconhecem o trabalho de alguém, clubes ou entidades que prezam pela dedicação e trabalho para nossa Araras. Sabemos que a entrega de uma moção, nada mais é do que o reconhecimento, uma demonstração da nossa gratidão com todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram para o crescimento e o desenvolvimento da nossa comunidade”, explicou o vereador.
A Sociedade São Vicente de Paulo, que atua nas nossas comunidades, estando presente em todos os bairros, proporcionando amor e caridade aos mais necessitados. Estão presentes em 135 paises e ao longo dos seus 134 anos de Brasil, a sociedade já soma 250 mil membros, que representa 50% do total mundial. “É um número expressivo que demonstra o caráter e responsabilidade dessa digna entidade que sempre trabalha na imparcialidade como exemplo de cidadania”, completou Maretto.
Airton Zambom agradeceu a homenagem e lembrou que esse trabalho é feito em Araras há 50 anos. “Uma missão que não vê raça, nem credo. Nosso olhar é para os menos favorecidos, principalmente”, disse fazendo menção a uma frase do fundador da entidade: “Deus não fez os pobres. Foi a liberdade humana que os fez”.
 
Exemplo
Fundada em 1833, em Paris, por Antonio Frederico Ozanam, então estudante com 20 anos de idade, e alguns jovens amigos, eles sentiram com Emanuel Bailly, o mais idoso, a inspiração de se unirem para o serviço aos pobres, da maneira mais humilde e discreta, no âmbito de sua vida familiar e profissional dos leigos.
Sentiam, primeiramente, a necessidade de dar testemunho de sua fé cristã, mais por atos que com palavras. Consideravam como seus irmãos os infelizes, quaisquer que fossem eles e a espécie de seu sofrimento.
Desde que entraram em contato pessoal com os pobres, perceberam que a caridade é inseparável das exigências da justiça. Na medida a seu alcance, reivindicaram-na para os pobres. Mas, se nem sempre é possível obter justiça aqui na Terra, quiseram fazer, ao menos, o que dependia dos próprios, simples estudantes: dar, pessoalmente, aquilo que o mais pobre pode dar, a partilha do seu tempo, de seus modestos recursos, de sua presença, de seu diálogo, e tudo o que pode ser feito para tentar ajudar eficazmente.  
Partindo daí, pareceu-lhes que para compreender os pobres é preciso primeiramente ser pobre com eles.
Assim vivida, aquela que ia tornar-se a Sociedade de São Vicente de Paulo, não podia senão chamá-los ao aprofundamento de sua vida espiritual.
Viver em contato pessoal com os que sofrem, viver unidos em comum e com tal espírito, é a própria essência, o caráter original da Sociedade de São Vicente de Paulo.


Publicado em: 07 de novembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Durante a 40ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (3), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela, os vereadores da Câmara Municipal receberam o orador Geraldo Aparecido Tofolo, a co...

Leia Mais

O orador Fábio Rafael Ramos esteve na Tribuna Livre durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (3). Os temas de sua fala foram repasses financeiros para a saúde e IFA (Incentivo...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 40ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução nº 31/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que denomina de Orlando Franzini a Ala da Mesa Diretora da Câmara Municipal d...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 40ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 170/2025, de autoria do vereador Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), suplente de s...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, na 40ª Sessão Ordinária, projeto de lei de iniciativa da Câmara Jovem enviado para votação em plenário. Trata-se do Projeto de Lei nº 154/202...

Leia Mais

Na 40ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 173/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia Municipal do Assistente Social. A data de...

Leia Mais