Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Zé Bedé defende Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas


Zé Bedé defende Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
 
Vereador faz mais uma indicação reforçando a necessidade da regulamentação da legislação em Araras
 
O vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), do Partido dos Trabalhadores, apresentou mais uma indicação neste mês, pedindo para que o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, envie para Câmara, o projeto que regulamenta a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Araras.
Em agosto do ano passado, ele já havia apresentado a mesma indicação, inclusive, encaminhando exemplos de outros municípios que aderiram à nova legislação.
O vereador defende que a regulamentação da lei será um grande avanço para o município, porque visa a desburocratização para legalização de empresas, desoneração de tributos e desenvolvimento, promovendo inovação e oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas.
A legislação prevê uma série de facilidades tributárias, como isenção e redução na carga de impostos, além de simplificar a abertura e manutenção de empreendimentos na cidade, incentivando a formalização das empresas, criando facilidades no acesso ao crédito, incentivando a inovação e novas oportunidades.
“É inquestionável a grande contribuição das Micro e Pequenas empresas no desenvolvimento econômico das cidades e as dificuldades que estas enfrentam nas questões jurídicas na sua instalação e manutenção, por isso, defendo que essa lei seja regulamentada o mais rápido possível”, comentou o vereador.
A Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas, foi fundada na Lei Complementar 123/06, a qual assegura o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e preferencial às micro empresas e empresas de pequeno porte no município. 
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), atualmente 151 municípios já implantaram a Lei Geral no Estado de São Paulo e 2.272 no país.
O vereador acredita que em breve, Araras também fará parte desta estatística. “Conversei com o prefeito na última sexta-feira (4) e ele disse que essa indicação será atendida, porque também é de interesse da administração em ajudar os micro e pequenos empresários”, enfatizou Zé Bedé.
Os municípios devem regulamentar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, porque muito embora muitos artigos da Lei já estejam valendo para a União, Estados e Municípios, alguns artigos necessitam de regulamentação local.
Compras públicas
Outro ponto importante citado pelo vereador é que a lei desonera e racionaliza os impostos, e fixa o limite preferencial para compras públicas juntos às micro e pequenas empresas, incentivando o associativismo, estimulando o acesso ao crédito e a capitalização. “A Prefeitura pode determinar um valor, onde prioriza empresas de Araras na participação das licitações, com isso, beneficia os micro empresários locais e o dinheiro fica em nossa cidade, gerando renda e emprego para nossa população”, observou.
Para muitos microempresários, essa será uma grande conquista para o comércio e pequenas empresas. “É difícil concorrer com grandes empresas de outras cidades. Elas vêem e muitas vezes por falta de serviço acabamos trabalhando para elas, e o pior, correndo o risco de não receber”, desabafou o construtor Manuel Moraes Magalhães, proprietário da Construtora Magalhães Carvalho.
O presidente da Coopevil (Cooperativa da Construção Civil de Araras), Vagner Teodoro também falou que o projeto vai favorecer a distribuição de renda e permitir que o dinheiro fique em Araras.
Ele comenta que fixando um valor, onde apenas empresas de Araras podem participar, a cooperativa terá mais chances de concorrer e de ser contemplada, distribuindo o valor recebido com todos seus cooperados. “Já quando ganha a licitação uma empresa grande de outra cidade, a maior parte do dinheiro fica com o empresário, que investe em sua cidade. Com certeza, isso precisa mudar, por isso, é importante esse projeto”, reiterou o presidente da Coopevil.
 
Assessoria do Vereador
 


Publicado em: 04 de março de 2011

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O projeto Câmara Cidadã, conduzido pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu mais alunos de escolas de Araras na última semana. Estudantes do Serviço Nacional de Aprendiza...

Leia Mais

Na manhã de quarta-feira (3), a vereadora Rosa Scanavini (PRD), representando a Procuradoria Especial da Mulher, esteve na cidade de Jaú. Na visita, Rosa, que é procuradora especial da mulher, conv...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras, por meio da Diretoria de Comunicação, firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Jaú para a troca de conteúdos institucionais. A colaboração com outras Escolas Legi...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (2), audiência pública que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a...

Leia Mais

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras realizada na segunda-feira, 1º de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Benedito Aparecido Bordini, fez uso da...

Leia Mais

O tema Semana da Pátria foi assunto na Tribuna Livre desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O subtenente do Tiro de Guerra (TG) de Araras, André Vinícius de Melo, a convite da presidência,...

Leia Mais