Notícias



Câmara aprova a campanha "Maio Furta-cor"

Projeto do vereador Dr. Márcio Tonissi é dedicado à promoção da saúde mental de gestantes e puérperas.

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


A Câmara Municipal de Araras aprovou na 7ª Sessão Ordinária, da última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 168/2023, de autoria do vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade), que institui em Araras o Mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de pessoas gestantes e puérperas.

De acordo com o projeto aprovado, as ações do Maio Furta-cor poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outros meios, sempre priorizando:

– A conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna.

– O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema.

O vereador Dr. Márcio Tonissi, que é médico com especialização em ginecologia e obstetrícia, esclareceu a relevância da dedicação à saúde mental das mães, já que se constata um alarmante aumento nos casos de depressão, tristeza pós-parto (baby blues), ansiedade e suicídio entre as mães.

“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém, não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, esclarece Dr. Tonissi.

O médico e vereador relatou uma piora nesses casos no cenário pós-pandêmico, devido a situações enfrentadas pelas mulheres que impactam a saúde mental materna, como tripla jornada de trabalho, reduções e disparidades salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio.

Vale destacar que Maio Furta-cor é uma campanha nacional e, com a aprovação do projeto na Câmara, Araras passa a incentivar a promoção de ações de conscientização sobre a saúde mental materna, principalmente ao longo de maio, mas não somente nesse mês.

Para a campanha Maio Furta-cor poderão ocorrer parcerias para a promoção de ações e eventos, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços. 

Após passar pelo Executivo, o Mês Maio Furta-cor integrará o Calendário Oficial do Município de Araras.

O Projeto nº 168/2023 foi aprovado por unanimidade e com uma emenda supressiva, que retira os artigos 4º e 5º do projeto, com a finalidade de adequá-lo aos apontamentos feitos pela Diretoria Jurídica da Câmara.

O vídeo da 7ª Sessão Ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA


Publicado em: 19 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!