Notícias



Internauta pede revisão de pena para menor infrator



Publicado por: Imprensa


Os internautas que participaram da última enquête postada no site da Câmara de Araras esperam uma mudança nas leis de penalização para o menor infrator. Questionados se a pena para o menor infrator deveria ser revista, 71,7% dos participantes responderam que sim. Foram 99 votos.       Para outros 39 participantes, o que corresponde a 28,2%, a penal nestes casos não deve ser revista.
A enquête ficou no ar durante o mês de março e início do mês de abril no site oficial do Legislativo de Araras: www.camara-araras.sp.gov.br.
A redução da maioridade penal, tema que está na pauta do congresso e de juristas de todo o país, também é tema de um abaixo assinado proposto pelo vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB). Desde o mês de março ele está colhendo assinaturas como forma de pressionar para que o menor infrator com 16 anos de idade tenha as mesmas punições que um adulto ao ser julgado.
No documento, com cópias em farmácias e comércios da cidade, o vereador assim apresenta:
 “A violência bate à nossa porta todos os dias, especialmente nos grandes centros urbanos. O número de assassinatos é alarmante, assaltos e roubos então nem se fala. Muitas crianças pela sua rebeldia, pela falta de educação, por influência do meio ambiente, pelo seu caráter malvado, transgridem a Lei tornando-se muitas vezes assassina.
Este menor torna-se uma ameaça ao convívio pacífico com seus semelhantes, já não escuta ninguém, droga-se e torna-se violento, assalta e ameaça, sendo que alguns já se tornaram assassinos. Não há outra solução, e só apreenderá pela dor, pelo isolamento, pois aquele que despreza a sua vida e a vida alheia, não pode merecer outro tratamento, e a sociedade não pode ficar refém destas "crianças", que estão mais próximos de animais ferozes do que dos seres civilizados”.
De acordo com Baiano, a prisão, além de punir, tem também o caráter de recuperar e reintegrar o preso à sociedade seja ele maior ou menor de idade. “Mas o que vemos na maioria das vezes é a reincidência dos crimes. Com a falta de punição que acabam recebendo os menores, e seus crimes não estando regidos pelo Código Penal, estes se sentem livres para cometer assassinatos à vontade, sabendo que não serão verdadeiramente punidos, e quando presos na Febem (Fundação para o Bem Estar do Menor) sabem que poderão fugir com facilidade, e o cumprimento da pena será por pouco tempo”, completa.
No Estado de São Paulo, em pesquisa feita pela Secretaria de Segurança Pública em 2003, mostrou-se que 3% dos homicídios dolosos e menos de 10% de outros crimes registrados no estado foram cometidos por menores de 18 anos. O número de crianças e adolescentes assassinados no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2002, é de 16 homicídios por dia de pessoas situadas na faixa dos 0 aos 18 anos.
O tema ganhou as manchetes de jornais, revistas, programas noticiosos no rádio e na televisão com a morte brutal do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, ocorrida no dia 7 de fevereiro passado, no Rio de Janeiro. João Hélio estava no carro da família, com a mãe e a irmã mais velha, quando foram abordados por três assaltantes armados. Em Araras o vereador cita o exemplo da morte do Guarda Municipal Ademir Privatti, na Rodoviária “Padre João Modesti”, por um menor de 15 anos.
“É de muita importância que tenhamos a maioridade penal do menor a partir dos 16 anos, para que estes sofram as mesmas punições dos maiores de idade, talvez em prisões especiais, tentando fazê-los aprender quando em cumprimento da pena, serviços de marcenaria, sapataria, pintura e pedreiro, ou qualquer outro ofício”, conclui.
De acordo com o vereador o documento posteriormente será enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Senado e à Câmara dos Deputados.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!