Notícias



Resultado da 11ª Sessão Ordinária 2012



Publicado por: Imprensa


(Reunião realizada no dia 16 de abril de 2012)
 
 
Início: 20h05
Intervalo: não houve
Encerramento: 21h25
 
1ª Parte - GRANDE EXPEDIENTE
1. Aprovação automática da Ata da 10ª Sessão Ordinária. APROVADA
2. Projeto de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Valdemir Gomes – (Proc. 86/12) – Denomina de rua “Nelson Telles” a via pública conhecida como rua “09” do Jardim Residencial Lagoa.
O homenageado nasceu em 11 de junho de 1937 em Paracambi (RJ) e mudou-se para Araras aos 25 anos e trabalhou na lavoura e indústrias da cidade. Casou-se com Lídia Telles e teve 4 filhos. Em 1981 quando foram entregues casas do Núcleo Habitacional José Ometto I mudou-se com sua família, onde residiu ate sua morte em 7 de fevereiro de 2012. Iniciou o trabalho de coordenador da equipe responsável pela fundação Paróquia São Francisco de Assis, foi sócio-fundador da Associação dos Moradores do Bairro, foi ministro de Exéquias e seu último emprego foi como vigia no Senai do bairro José Ometto II.
 
3. Requerimento:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Proc. 85/12) – Informações sobre poda de árvores em área verde municipal.
 
4. Moções:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 362/12) – Pesar pelo falecimento da senhora Eva Blaske. (Prot. 366/12) – Pesar pelo falecimento do senhor Pedro Rodrigues de Freitas. (Prot. 371/12) – Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Pereira Cardoso Rodrigues de Souza.
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 367/12) – Pesar pelo falecimento da Senhora Rosangela Maria Meneghetti. (Prot. 368/12) – Pesar pelo falecimento do Senhor Flávio Agnelli Gaino. (Prot. 369/12) – Pesar pelo falecimento do Senhor Domingo Aparecido de Paula.
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Proc. 82/12) – Apelo ao Supremo Tribunal Federal por maior celeridade em julgamento do “Mensalão”.
5. Indicações:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 360/12) – Implantação de sinalização escolar na avenida Luiz Carlos Tunes. (Prot. 361/12) – Banheiros químicos na “Pesca Comunitária”. (Prot. 365/12) – Estudo para melhorias do trânsito no cruzamento da avenida Dona Renata com a rua Domingos Graziano. (Prot. 373/12) – Recapeamento asfáltico na rua Padre Casemiro.
Vereador Derci Agemir Tófolo – (Prot. 378/12) – Melhorias na iluminação da praça localizada na confluência das ruas Oswaldo Russo e Ciro Lagazzi, no Jardim Cândida. (Prot. 379/12) – Melhorias na iluminação da praça localizada ao lado do ginásio de esportes do bairro Parque das Árvores. (Prot. 380/12) – Abertura de passagem no canteiro central da avenida José Ometto, defronte à entrada do Centro de Lazer da Terceira Idade e da Portaria da Uniararas. (Prot. 381/12) – Melhorias no asfalto da rua Lupércio Ortiz de Camargo – Jardim Itapuã, bem como limpeza do passeio ao lado do córrego Mariquinha, localizado defronte a referida via e desentupimento de bocas de lobo.
Vereador Eder Donizeti Muller – (Prot. 376/12) – Reforma e melhorias na praça e na quadra do Jardim Ouro Verde. (Prot. 377/12) – Reforma e melhorias no campo do bairro Núcleo Caio Padro.
Vereador Eduardo de Moraes – (Prot. 382/12) – Construção de ponte sobre o córrego Arary no Jardim Alvorada.
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 363/12) – Coleta de lixo no bairro Terras de Santa Elisa.
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Prot. 364/12) – Reforma da capela do Cemitério Municipal.
6. Ofício recebido do Executivo nº.: 114/12.
7. Ofícios recebidos diversos: Ministério da Saúde (2) e ARAPREV.
8. Balancete: CM – janeiro/2012; ARAPREV – março/2012.  
2ª Parte - TRIBUNA LIVRE
Não houve inscrição
 
3ª Parte - PALAVRA LIVRE
Uso da palavra pelos Vereadores
(RESUMO DO QUE FOI DITO PELOS VEREADORES – mais detalhes no site www.camara-araras.sp.gov.br na TV Câmara)
 
Eduardo de Moraes (PSD) – informa que hoje recebeu ata de 27/03/2012 que consta processos julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral que julgou improcedente processo que o envolveu. Isso se deu em atitude de pessoas com mãos sujas, não como este vereador que sempre trabalhou com mãos limpas. Parabeniza pelo Dia dos Escoteiros que acontece em 21 de abril, citando o Grupo de Escoteiros Arara-Azul. Falou da reunião sobre as calçadinhas dos passeios da cidade, que acontece na próxima sexta-feira às 15h, chamando grupo dos vereadores da terceira idade a participar. Recebeu reclamação em relação aos carrinhos de lanches, e vai conversar com a categoria pois pode estar havendo exageros, como venda de bebidas alcoólicas e música alta. Falou da taxa de inscrição dos concursos públicos, que alguns munícipes não tem condições de pagar. 
 
Derci Tófolo (DEM) – comentou da munícipe que reclamou que a Emhaba havia perdido sua inscrição, que foi esclarecida pelo presidente da autarquia, Jackson de Jesus, que foi muito bem atendido por ele. Falou sobre requerimentos mal respondidos pela administração municipal, como em relação aos gastos com publicidade pela prefeitura. Algumas respostas não condizem com a verdade, segundo o vereador. Porisso agradece os esclarecimentos do Jackson, um exemplo a ser seguido.  
 
Magda Regina C. Celidório (PSDC) – falou da indicação da viabilidade de um conservatório de música em Araras, que esteve com Mussa Secretário de Cultura entregando estudo de viabilidade. Projeto também será enviado a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Falou que o vereador Derci, na semana passada, colocou em xeque a Comissão do Minha Casa Minha Vida desta Casa de Leis, da qual ela faz parte. Diz que não aceita esse tipo de politicagem.
 
José Roberto Rimério –Miqueira (PTB) – falou que diretores do grupo de escoteiros o pediram ajuda para que a prefeitura faça um salão social ao grupo. Falou de suas indicações. Falou da Festa Italiana e do movimento na praça, festa que atende a todos, não é preciso pagar para ir e ainda faz um trabalho social em prol das entidades assistenciais. Falou da situação do União São João, e de um grupo de amigos que colabora para tocar o clube. Se todos ajudarem, logo o União sobe de novo. 
 
Valdemir Gomes – Mami (PT) – reforçou o que disse q vereadora Magda em relação ao que disse o vereador Derci sobre a Comissão do Programa Minha Casa Minha Vida formada por vereadores desta Casa. Disse que funcionário desta casa foi pedir informações na Emhaba com nome não correto e devido a isso nada foi encontrado em relação a munícipe. Convida a todos a participar de conferencia que fará sobre proteção dos animais nesta Casa no dia 27.
 
Breno Zanoni Cortella (PT) – falou sobre aprovação de suas contas eleitorais, apesar de saber de torcida contrária. Falou da inauguração da Casa dos Conselhos e da importância deste trabalho. Falou do festival Brasil-Itália, do trabalho social e resgate cultural destas festas que vem acontecendo na Praça Barão. Falou da entrega da academia aberta do Lago Municipal, como política de chamamento à saúde. Na ultima sexta-feira esteve em feira do setor plástico vendo a importância de parceria junto a incubadora de empresas da nossa cidade. Falou de audiência pública que acontece amanha a noite nesta Casa sobre projetos do PAC 2.
 
Eder Muller (PSDC) – fala de resposta de requerimento da Araprev sobre os 20 maiores salários de aposentadorias, “os marajás da Araprev”, segundo ele, mas disse que não citaria nomes. Questiona o sistema de reajustes e diz que vai ver os caminhos legais para melhorar isso.
 
II. ORDEM DO DIA
1. Projetos de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Proc. 76/12) – Denomina de rua José Daltro Sobrinho, via pública municipal conhecida como rua 01, do Jardim Residencial Lagoa.
(VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) APROVADO
Empresário do ramo de lajes e artefatos de cimentos, Zeca Daltro como era chamado atuou por muitos anos no comando da empresa. Exerceu a função de encanador na Usina São João, e prestou serviços na construção da praça Barão de Araras. Na área social, teve atuação em inúmeras obras. Também contribuiu com a Associação Atlética Ararense, doando parte das terras para construção do clube, cujas áreas remanescentes até os dias de hoje é conhecida como Chácara Daltro.
 
 
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Proc. 80/12) – Denomina de rua “Carlos Alexandre Begnami”, via pública municipal conhecida como rua 02, do Jardim Residencial Lagoa.
(VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) APROVADO
Denomina de Rua “Carlos Alexandre Begnami”, via pública municipal conhecida como rua 02, do Jardim Residencial Lagoa. Carlos Alexandre Begnami nasceu em 16 de outubro de 1981, filho de José Carlos Begnami e Terezinha Emilia Vantin Begnami, faleceu prematuramente aos 20 anos de idade, vítima de um trágico acidente de trânsito em novembro de 2011. Carlos Alexandre era admirado por todos amigos e colegas de trabalho em virtude de suas qualidades pessoais e por estar sempre disposto e com planos para o futuro. Atualmente seus pais se encontram aposentados e se dedicam às obras beneméritas da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Cândida. 
 
 
2. Projeto de Decreto Legislativo Municipal:
Vereador Eder Donizeti Muller – (Proc. 79/12) – Outorga à Irmã Sebastiana Bueno Guimarães o Título de Cidadã Ararense.
(VOTAÇÃO SECRETA – 2/3 PARA APROVAÇÃO) APROVADO
Sebastiana Bueno Guimarães, filha de João Guimarães e Josefa Bueno, nasceu no dia 16 de junho de 1945 às 17hrs na então Fazenda Cascata que pertence ao município de Araras, porém seu pai indo a negócios na cidade vizinha de Leme acabou registrando a filha como nascida no município de Leme. Irmã Sebastiana Bueno Guimarães somente veio a saber que foi registrada como nascida na cidade Leme no dia em que foi para o Colégio Canossianas em 17 de março de 1963, e isso sempre a incomodou, pois passou toda a sua infância e adolescência na cidade de Araras.
Irmã Sebastiana sempre quis se consagrar a Deus, mas até então não sabia como. Depois de sair da Fazenda Cascata com 5 ou 6 anos, foi morar na Fazenda Santa Cruz, onde lá perdeu a mãe que foi para junto de Deus, posteriormente, a família mudou-se novamente, desta vez para a Fazenda Santa Maria no bairro Elihu Root.
Desde quando entrou para o Colégio em 1963 com apenas 17 anos até os dias de hoje, Irmã Tiana dedicou sua vida aos pobres e principalmente aos doentes.
Contudo, Irmã Sebastiana não ficou com as Irmãs Canossianas, procurando outros mares para lançar as redes e salvar almas. Depois de trabalhar e estudar, em 1972 foi fazer o noviciado na cidade de Aparecida do Norte e lá ficou até 1980, sendo que no dia 02 de fevereiro de 1978 enquanto ainda estava em Aparecida do Norte a Irmã Sebastiana fez seus votos.
Depois de deixar a cidade de Aparecida do Norte, Irmã Sebastiana passou a correr o país e o mundo, trabalhando em muitos lugares do Brasil, como Tocantis, Tocantínia, Miracena, Miranorte, Bahia, Vale do Jequitinhonha, Aparecida do Norte, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Pedrinópolis, Perdizes, Santa Juliana, Macapá, além da Baixada Santista onde trabalhou na diocese por 13 anos, bem como fora do país, como Guianas Francesas, Aústria, Alemanha e Itália.
Atualmente Irmã Sebastiana vive em Araras, pois quis ficar perto da família devido a problemas de saúde, sem, no entando, deixar o trabalho para com os doentes e necessitados de oração.
Irmã Tiana, como gosta de ser chamada, é Camiliana, seguindo as obras e o carisma de São Camilo de Lellis, procurando como ele estar junto aos doentes e todos aqueles que necessitam de uma oração.
A Irmã Sebastiana não tem medo de dizer que ama a sua vocação e que se preciso fosse faria tudo novamente.
É fundadora no nosso município de Araras de um Instituto Secular que arrebanha os colaboradores para que junto com ela possam ir ao encontro dos irmãos doentes. O Instituto chama-se Instituto Secular Irmãs e Irmãos seguidores de São Camilo, tendo como patrona Nossa Senhora das Graças.
Irmã Sebastiana cresceu no espírito e na sabedoria do caminho de Deus, é uma pessoa muito feliz, ama sua vocação e cada trabalho, sendo seu principal lema dizer em todos os acontecimentos; “Bendito seja Deus”, além de “Amor é Doação”.
 
3. Requerimento. APROVADO
4. Moção de Apelo. APROVADO
III. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Uso da palavra pelos Vereadores
(RESUMO DO QUE FOI DITO PELOS VEREADORES – mais detalhes no site www.camara-araras.sp.gov.br na TV Câmara)
 
• próxima Sessão Ordinária - 23 de abril de 2012, às 20 horas
I.                    


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Campanha beneficente às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul é prorrogada

10 de maio de 2024

A campanha de doação às vítimas das chuvas que têm castigado o estado do Rio Grande do Sul, a qual a Câmara Municipal é ponto de coleta de arrecadação, foi prorrogada para a semana entre os dias 13...



23ª Legislatura da Câmara Jovem realiza 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira

10 de maio de 2024

A 23ª Legislatura da Câmara Jovem realiza nesta quarta-feira (15) a sua 1ª Sessão Ordinária, a partir das 19 horas, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras. Os...



Título de cidadão ararense é entregue a Wallasy Carlos

10 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense a Wallasy Batista da Silva Carlos, na noite desta quinta-feira (9), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. A honraria ocor...



Juciel Paulo Silva recebe Título de Cidadão Ararense

10 de maio de 2024

Na noite da última quarta-feira (8), a Câmara Municipal realizou a entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Juciel Paulo Silva. O proponente da honraria é o vereador e vice-presidente da Casa,...



Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP ocorre nesta segunda-feira

08 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras realiza nesta segunda-feira, 13 de maio, Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A solenidade começa...



Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!