Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Arquivo Público do Estado envia documentos para Comissão da Verdade


O Arquivo Público do Estado de São Paulo enviou à Câmara Municipal de Araras, a pedido dos membros da Comissão da Verdade, cópias de alguns documentos históricos do período da Ditadura Militar brasileira.

 O acervo enviado contém um total de 1.522 imagens digitais, sendo parte dos documentos um dossiê do arquivo geral do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) e dossiê das delegacias do interior, além de microfilmagens. 

 Em julho, os membros da Comissão da Verdade estiveram no Arquivo Público do Estado para realizar a pesquisa. O trabalho foi feito pelos vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT), o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT), assessores e pelo historiador Fábio Cressoni, que também é membro da comissão. 

 O objetivo da visita foi buscar principalmente arquivos de relacionados a 1964 e 1971, época em que aconteceu a intervenção federal na cidade e o afastamento do prefeito Milton Severino. No dia 5 de maio de 1970 tomou posse o coronel Theodoro de Almeida Pupo, que passou a exercer a função de interventor federal em Araras.

 A Comissão da Verdade da Câmara de Araras também está solicitando informações e documentos à Fundação Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, e considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina e reúne diversos tipos de publicações que circularam no Brasil. 

 Após as pesquisas dos documentos históricos, a Comissão iniciará um convite para cidadãos e cidadãs que vivenciaram o período ou que possuem informações sobre para participarem de audiências públicas abertas ao público em geral.

 Nos dias 29 e 30 de setembro, a Câmara Municipal de Araras enviará representante para a reunião de trabalho que acontecerá em São Paulo, organizada pela Comissão Nacional da Verdade, onde o intuito é o intercâmbio entre as Comissões da Verdade do Estado de São Paulo.

 O objetivo da Comissão da Verdade é integrar, complementar e colaborar com a Comissão Nacional da Verdade prevista na Lei Federal nº 12.528/2011, com a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e outras Comissões da Verdade instituídas.

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de Araras foi instituída pela resolução nº 5 de 7 de maio de 2013 de autoria do presidente, vereador Breno Cortella (PT). Também compõe a Comissão o vereador Francisco Nucci Neto (PMDB). O trabalho da Comissão será norteado pela promoção de informações em relação a violações de direitos humanos e ofensas à democracia ocorridas em Araras, contra suas instituições ou contra pessoas com vínculo com o município durante o período fixado entre os anos de 1964 e 1985, período da Ditadura Militar no Brasil.

 A Comissão terá o prazo até o dia 1º de abril de 2014 para seu funcionamento e conclusão dos trabalhos, devendo apresentar, ao final, relatório contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e recomendações. A data faz referência ao dia 1º abril de 1964, data do Golpe Militar, o qual completará 50 anos no próximo ano. Nesse dia foi deposto o presidente da República João Goulart, o Jango e iniciado o regime militar.

 


Publicado em: 26 de setembro de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na 2ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, que ocorreu no Plenário “Íria Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na manhã de quarta-feira (10), esteve presente o as...

Leia Mais

Durante a 2ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu na manhã de quarta-feira (10), no Plenário “Iria Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, o advogado es...

Leia Mais

Na manhã de quarta-feira (10), ocorreu a 2ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, no Plenário “Íria Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. Na Mesa Diretora, estava...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 8/2025, que institui o selo “Empresa Amiga do Autista” no município de Araras. A autora do Projeto de Decr...

Leia Mais

Na 32ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (8), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 140/2025, que cria a Semana de Conscientização sobre os Riscos dos Desafios Virais na I...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam na Tribuna Livre a atleta ararense Ana Laura Cattai, durante a 32ª Sessão Ordinária. A oradora contou a sua experiência no “2025 CrossFit Game...

Leia Mais