O 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, o “Comunica!”, terminou na sexta-feira (6) e foi um sucesso. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Praia Grande (SP), reuniu mais de 250 profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil - 75 cidades e 11 estados mais o Distrito Federal -.
O Comunica! durou dois dias (5 e 6 de fevereiro) e mobilizou debates sobre diversos temas relacionados ao assunto comunicação pública.
A seguir, resumo completo do evento.
Quinta-feira (dia 5)
A abertura foi marcada por um debate entre autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo Soares (MDB), e Marco Antônio de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Praia Grande. Logo após, o advogado Rogério Mehanna ministrou uma palestra sobre comunicação pública e período eleitoral.
A primeira mesa-redonda do evento tratou sobre o tema comunicação pública no Poder Legislativo e foi mediada pelo jornalista Marcelo Damasceno.
Na tarde de quinta, a mesa-redonda “Os novos rumos da comunicação pública” discutiu sobre os rumos na área. Sob a mediação de Nelly Castanheira (Apel/Elecamp), foram destacadas as mudanças nas formas de se comunicar com as pessoas nos órgãos públicos.
A segunda mesa-redonda tratou sobre o tema acessibilidade e inclusão. Jadson Nunes (Câmara de Itapevi) e Wellyton Queiroz (TV ALPB) reforçaram a necessidade de ir além do papel e promover uma comunicação acessível a todos.
Fechando o primeiro dia, o diretor de criação Eduardo Gaspar falou sobre comunicação em massa e a interatividade que é promovida pelos reality shows.
Sexta-feira (dia 6)
No início dos trabalhos, ocorreu a mesa-redonda “O papel da TV como ferramenta como comunicação pública”. Vinícios Franzoni (Câmara Municipal de Araras e Astral) mediou o debate que contou com profissionais de TVs legislativas, que falaram sobre transparência e publicidade dos atos dos órgãos públicos.
Logo após, a mesa-redonda “Boas práticas em comunicação pública”, mediada pelo jornalista Paulo Beraldo, mobilizou debates sobre os princípios que devem ser cumpridos por profissionais e órgãos públicos para uma comunicação eficaz e transparente.
O professor Ergon Cugler ministrou palestra sobre o combate à fake news na era da desinformação e, para fechar o Comunica!, o professor Michel Carvalho mediou mesa-redonda sobre a formação dos profissionais de comunicação que atuarão na assessoria das universidades.
Caso não tenha assistido ou queira rever alguma das palestras do Comunica!, é possível acessar o YouTube da Câmara Municipal de Araras e assistir à programação na íntegra.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 09 de fevereiro de 2026
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, uma das organizadoras do 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, o “Comunica!”, apresentou o projeto Câmara por Aí nas dependências...
O segundo dia do 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, realizado na sexta-feira (6), na Câmara Municipal de Praia Grande (SP), foi concluído com sucesso após três mesas-redondas e uma pal...
Para encerrar o Comunica!, houve a mesa-redonda “Comunicação pública e universidade – quem formará os profissionais que atuarão nas assessorias dos órgãos públicos?”. O mediador foi Michel Carvalh...
Após as duas mesas-redondas, foi realizada a palestra sobre o tema “Desinformação e políticas públicas: como enfrentar a era da fake news?”, na sexta-feira (6), no segundo dia do 3º Congresso de Co...
Logo após a mesa-redonda sobre TV e comunicação pública, ocorreu a mesa-redonda “Boas práticas em comunicação pública” no segundo dia do “Comunica!”, nome dado para o 3º Congresso de Comunicação Pú...
O segundo dia de atividades do 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Câmara Municipal de Praia Grande (SP), foi aberto na sexta-feira (6), com a...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.55 | Desenvolvido por: Sino Informática.