Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Público lota plenário em audiência pública que discutiu IPTU


Na quarta-feira (4) a Câmara realizou audiência pública para debater três projetos referentes a planta genérica de valores e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Araras.  A audiência foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT). Participaram da mesa de debate o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, o vereador e secretário do Legislativo Francisco Nucci Neto, a secretária municipal da Fazenda Marizeth Baghin Morandim e o diretor do Departamento de Urbanismo Florivaldo Adorno de Oliveira. A audiência lotou o plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” e mais de 100 pessoas compareceram para o debate.

Também participaram da audiência pública os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Marcelo de Oliveira (PRB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

 Os três projetos discutidos foram protocolados na Câmara no mês de novembro. O primeiro (Proc. 289/13) altera a Lei Municipal nº 3.362/2001, que instituiu o Código Tributário do Município de Araras. O projeto modifica os artigos 167 e 173, alterando e diminuindo as alíquotas do IPTU. O segundo (Proc. 291/13) institui nova planta genérica de valores do município de Araras, define critérios para avaliação dos imóveis e para o lançamento do IPTU. O terceiro projeto (Proc. 292/13) institui o programa “IPTU Sustentável” no município de Araras.

O prefeito municipal Nelson Dimas Brambilla foi o primeiro a se manifestar e justificou o reajuste do imposto.  “É uma atitude difícil de ser tomada, porém não podemos deixar a cidade precarizada. A última revisão foi feita há 13 anos e apresentava muitas divergências, por isso resolvemos encaminhar a lei e normalizar o imposto. A população precisa entender que não conseguimos manter a eficiência pública se não cobrar pelo menos o mínimo”, completou.

Segundo o prefeito os municípios devem seguir orientação do Tribunal de Contas que pede que as cidades revisem a planta genérica de valores a cada quatro anos. Brambilla ainda afirmou que o imposto per capita cobrado no município de Araras é inferior as cidades de Leme, Limeira, Indaiatuba e Rio Claro. 

O chefe do Poder Executivo também explicou como foi feito o cálculo de reajuste. “Contratamos uma empresa para fazer o levantamento dos imóveis e obtivemos um preço médio praticado no mercado imobiliário. Esse preço nós resolvemos baixar 10% inicialmente, percebemos que ficaria muito pesado e baixamos mais 30%, em seguida baixamos mais 17%. Mesmo assim na hora do calcular o valor sobre terreno 3% e sobre construção 0,75% ainda ficou pesado porque a revisão ficou muito tempo sem ser feita. Por isso mandamos projeto que altera Código Tributário para diminuir para 1,5% terreno e 0,40% as construções”, declarou o prefeito.  

 Na sequência os vereadores manifestaram suas opiniões e tiraram dúvidas sobre o assunto.  Os parlamentares ressaltaram a importância da discussão do tema com a população, além de questionar sobre a valorização imobiliária e sobre outras formas de arrecadação para aumentar o orçamento. O público presente também fez questionamentos às autoridades e 13 pessoas se pronunciaram e tiraram dúvidas sobre reajuste do imposto.

O projeto de revisão da planta genérica de valores está sob análise das Comissões Permanentes da Câmara e já recebeu pareceres das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento. A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura, Meio Ambiente e Legislação Participativa é a última que está analisando o projeto. Se receber o parecer de todas as comissões poderá ser incluído para votação na próxima sessão ordinária, que acontece na segunda-feira (9). 

Para mais informações acesse o site www.araras.sp.leg.br. Nele é possível encontrar um link com acesso direto aos projetos e acompanhar a tramitação. Também já está disponível o vídeo com a íntegra da audiência pública.

 


Publicado em: 05 de dezembro de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais