Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Zé Bedé defende que unidades de saúde sejam ponto de coleta para medicamentos vencidos


O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) apresentou uma indicação ao Executivo Municipal solicitando que as unidades de saúde de Araras também sejam pontos para coleta de medicamentos vencidos.

Segundo o vereador, esse é um assunto que vem sendo debatido em várias cidades do país e a população precisa se conscientizar sobre a importância do descarte correto desses medicamentos.“Todos tem que entender que jogar medicamentos no lixo comum ou no esgoto é um risco para o meio ambiente e para a saúde. Por isso, temos que ampliar o número de pontos de coleta, e as unidades de saúde podem ser a melhor alternativa”, afirmou o vereador.

De acordo com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 10 a 28 mil toneladas de medicamentos são descartadas pelos consumidores a cada ano. Medicamentos jogados no lixo ou no esgoto podem trazer risco para o ambiente e para as pessoas.

Zé Bedé ressalta que algumas farmácias já aceitam os remédios vencidos trazidos pela população, mas o município também precisa abraçar essa causa com mais afinco, como acontece nos municípios de Rafard/SP, Patrocínio/MG e na cidade vizinha de Santa Gertrudes/SP.

Nessas cidades, as unidades de Saúde tornaram-se pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. A iniciativa, geralmente é coordenada pelas secretarias municipais de Saúde, que ficam responsáveis em acondicionar esse material específico e descartá-lo de forma responsável.

Com essa iniciativa, o programa garante que medicamentos vencidos ou fora de uso, vidros de xarope, frascos, bisnagas e cortantes como agulhas e ampolas sejam recolhidos para o devido descarte, sem poluir o meio ambiente e trazer danos à saúde da população.

É de conhecimento de todos que os medicamentos são essenciais para resolver os problemas de saúde mas, logo após a enfermidade, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção, que são jogadas no lixo comum, nos ralos das pias ou até mesmo em vasos sanitários. “E isso precisa ser mudado”, reforçou Zé Bedé.

Para o vereador, além da colocação desses pontos de coleta nas unidades de saúde, também é importante campanhas de conscientização sobre o descarte correto e sobre o uso racional de medicamentos para que a inciativa alcance melhor resultado.

Capital é exemplo

A Prefeitura de São Paulo orienta os munícipes a descartar medicamentos vencidos levando-os à postos de saúde para descarte adequado.

As UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) recebem o produto, identificam a categoria química e o acondicionam devidamente embalado e lacrado, posteriormente os resíduos são coletados pelas concessionárias que prestam o serviço de coleta à Prefeitura de São Paulo e são levados para o tratamento adequado em veículos customizados. “É isso que precisamos fazer também em nossa cidade”, finalizou Zé Bedé.

 

Com informações da assessoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT)


Publicado em: 09 de março de 2015

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais